Relações com Investidores

Conselho de Administração

#
Guilherme Benchimol Presidente do Conselho

Guilherme Dias Fernandes Benchimol assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da XP em agosto de 2019. O Sr. Benchimol tem mais de 20 anos de experiência no mercado de serviços financeiros. Ele fundou a XP em 2001 e foi seu CEO até maio de 2021. Atualmente, o Sr. Benchimol também atua no conselho da XP Brasil como Presidente e se concentra no desenvolvimento de novas iniciativas de crescimento e expansão. Ele é bacharel em economia empresarial pela UFRJ.

Presidente do Comitê de Remuneração

Bernardo Amaral Diretor e Conselheiro

Bernardo Amaral Botelho é membro do conselho de administração da XP, cargo que ocupa desde novembro de 2019. O Sr. Amaral está no grupo XP desde 2007. É também diretor executivo da XP CCTVM, XP Gestão, XP Vista, XP Consultivo, XP VP, Tecfinance, XP Educação e Leadr. Antes da XP, foi advogado da Costa Advogados Associados de 2001 a 2007. O Sr. Amaral é bacharel em Direito pela PUC Rio de Janeiro e possui LLM em Direito Empresarial pelo Grupo IBMEC.

Carlos Alberto Ferreira Conselheiro

Carlos Alberto Ferreira Filho é membro do conselho de administração da XP, cargo que ocupa desde novembro de 2019. O Sr. Ferreira está no grupo XP desde 2008 e foi diretor executivo da XP CCTVM de 2019 a setembro de 2021. Antes de ingressar na XP, trabalhou no Credit Suisse Hedging Griffo de 2005 a 2008. O Sr. Ferreira é graduado em Economia pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.

Gabriel Leal Diretor e Conselheiro

Gabriel da Rocha Leal está no grupo XP desde 2006 e é membro do conselho da XP Brasil desde 2018, bem como diretor executivo da XP CCTVM desde 2019. Antes de ingressar na XP, trabalhou na SC Johnson de 2002 a 2006. Sr. Leal é graduado em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui MBA pelo Grupo IBMEC.

Bruno Constantino Diretor e Conselheiro

Bruno Constantino Alexandre dos Santos é CFO e diretor da XP desde novembro de 2019. O Sr. Constantino tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, tendo ingressado na XP em 2012. Antes da XP, foi CIO da Graphus Capital de 2010 a 2012 e trabalhou no BTG Pactual de 2000 a 2010. Também atuou como diretor da CEMIG, Light e Vale. O Sr. Constantino é CFA Charterholder desde 2009 e é formado em engenharia mecânica pela PUC do Rio de Janeiro, além de possuir MBA pelo IBMEC.

Membro do Comitê de Remuneração

Fabrício Almeida Diretor e Conselheiro

Fabrício Cunha de Almeida é membro do conselho de administração e diretor jurídico da XP Inc desde novembro de 2019. O Sr. Almeida ingressou no grupo XP em 2011. Antes de ingressar na companhia, foi advogado na Barbosa, Müssnich & Aragão de 2005 a 2011. Sr. Almeida é bacharel em direito pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e pós-graduado em direito societário e mercado de capitais pela FGV.

Guilherme Sant’Anna Diretor e Conselheiro

Guilherme Sant’Anna Monteiro da Silva é membro do conselho de administração da XP, cargo que ocupa desde novembro de 2019. O Sr. Monteiro é também diretor executivo da XP desde 2018. Antes de ingressar na XP, ele trabalhou na Falconi Consulting de 2005 a 2018. O Sr. Monteiro é formado em administração de empresas pela Universidade Federal de Viçosa e possui MBA em finanças corporativas pela Universidade de São Paulo.

Luiz Felipe Calabró Conselheiro Independente

Luiz Felipe Calabró é membro do conselho de administração da XP, cargo que ocupa desde agosto de 2020. O Sr. Calabró é advogado com mais de 20 anos de experiência com mercado de capitais, atividades de auto regulação em ações, bolsa de derivativos e commodities, direito comercial, compliance, regulação de mercado de capitais e instituições financeiras, regulação de fundos de investimento e gestão de ativos, direito do consumidor, contratos, contencioso civil e leis corporativas. Após trabalhar em várias firmas de advocacia, o Sr. Calabró trabalhou por 12 anos na BSM Supervisão de Mercados na B3 (2007-2020) e é atualmente consultor jurídico da Levy & Salomão Advogados. Possui bacharel, pós-graduação e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) e PhD em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP).

Membro do Comitê de Auditoria

Martin Escobari Conselheiro

Martin Emiliano Escobari Lifchitz é membro do conselho de administração da XP, cargo que ocupa desde novembro de 2019. Desde 2012 na General Atlantic, ele é membro de seu conselho de administração, presidente do comitê de investimentos e Head de negócios para América Latina. O Sr. Escobari é membro do conselho de administração da XP Inc., Empreendimentos Pague Menos SA, Laboratorios Sanfer, S.A.P.I. de C.V., Grupo Axo, S.A.P.I. de C.V., e já foi membro do conselho de administração da Ourofino Saúde Animal Participações S.A., Sura Asset Management, Smiles S.A., Aceco TI Participações S.A., Grupo Linx e Decolar.com, Inc. O Sr. Escobari foi co-fundador da submarino.com e diretor financeiro da companhia de 1999 a 2007. Foi associate na Boston Consulting Group (New York) de 1994 a 1996, diretor de Investimentos na empresa de private equity GP Investimentos de 1998 a 1999, e diretor executivo na Advent International de 2007 a 2011. O Sr. Escobari é bacharel em Economia pela Harvard College (Harvard University) e MBA (George F. Baker Scholar) pela Harvard Business School. Ele faz parte do conselho do Primeira Chance, um programa de bolsas de estudo para alunos talentosos no Brasil, e é ativo com a Endeavor Brasil, onde mentora jovens empreendedores. O Sr. Escobari também é membro do escritório no Brasil da Harvard’s Rockefeller Center for Latin American Studies e membro do conselho do Lincoln Center for the Performing Arts.

Membro do Comitê de Remuneração

Geraldo José Carbone Conselheiro

Geraldo José Carbone é membro do conselho de administração da XP, cargo que ocupa desde novembro de 2019. Atualmente, atua como membro do comitê de remuneração do Itaú Unibanco Holding S.A. O Sr. Carbone é consultor de governança corporativa para a Aché Laboratórios Farmacêuticos e atua como membro do comitê executivo da Aché Laboratórios Farmacêuticos e Copersucar S.A. O Sr. Carbone foi presidente do BankBoston no Brasil de 1997 a 2006 e vice-presidente executivo no Itaú Unibanco S.A. de 2008 a 2011. Também foi diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) de 2001 a 2006 e presidente da ABBI—Associação Brasileira de Bancos Internacionais de 2000 a 2004. O Sr. Carbone é também ativamente envolvido com atividades culturais, e é diretor executivo do MASP — Museu de Arte de São Paulo, e presidente do MAM— Museu de Arte Moderna, entre outros. O Sr. Carbone é bacharel em economia pela Universidade de São Paulo.

Luciana Dias Conselheira Independente

Luciana Dias é professora de direito na Fundação Getulio Vargas (Direito FGV) desde 2008 e sócia na L|Dias Advogados desde 2016. A Sra. Dias foi comissária da CVM de 2011 a 2015. Possui doutorado (2014), mestrado (2005) e bacharel (2000) em direito pela Universidade de São Paulo (USP). A Sra. Dias possui também mestrado pela Stanford Law School (2005).

Presidente do Comitê de Auditoria

Guy Almeida Andrade Conselheiro Independente

Guy Almeida Andrade tem mais de quarenta anos de experiência em auditoria, contabilidade, controles internos, valuation e questões tributárias. O Sr. Andrade é membro do conselho de diversas empresas públicas e privadas, além de órgãos de gestão e governança no Brasil e no exterior. É bacharel em contabilidade e administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, respectivamente.

Membro do Comitê de Auditoria