Relações com Investidores

Conselho de Administração

#
Guilherme Benchimol Presidente do Conselho

Guilherme Dias Fernandes Benchimol assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da XP Inc em agosto de 2019. O Sr. Benchimol tem mais de 20 anos de experiência no mercado de serviços financeiros. Ele fundou a XP em 2001 e foi seu CEO até maio de 2021. Atualmente, o Sr. Benchimol também atua no conselho da XP Brasil como Presidente e se concentra no desenvolvimento de novas iniciativas de crescimento e expansão. Ele é bacharel em economia empresarial pela UFRJ.

 

Presidente do Comitê de Remuneração

Bruno Constantino Diretor e Membro do Conselho

Bruno Constantino Alexandre dos Santos é CFO e diretor da XP Inc desde novembro de 2019. O Sr. Constantino tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, tendo ingressado na XP em 2012. Antes da XP, foi CIO da Graphus Capital de 2010 a 2012 e trabalhou no BTG Pactual de 2000 a 2010. Também atuou como diretor da CEMIG, Light e Vale. O Sr. Constantino é CFA Charterholder desde 2009 e é formado em engenharia mecânica pela PUC do Rio de Janeiro, além de possuir MBA pelo IBMEC.

 

Membro do Comitê de Remuneração

Gabriel Leal Diretor e Membro do Conselho

Gabriel da Rocha Leal está no grupo XP desde 2006 e é membro do conselho da XP Brasil desde 2018, bem como diretor executivo da XP CCTVM desde 2019. Antes de ingressar na XP, trabalhou na SC Johnson de 2002 a 2006. Sr. Leal é graduado em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui MBA pelo Grupo IBMEC.

 

Membro do Comitê de Remuneração

Bernardo Amaral Diretor e Membro do Conselho

Bernardo Amaral Botelho é membro do conselho de administração da XP Inc, cargo que ocupa desde novembro de 2019. O Sr. Amaral está no grupo XP desde 2007. É também diretor executivo da XP CCTVM, XP Gestão, XP Vista, XP Consultivo, XP VP, Tecfinance, XP Educação e Leadr. Antes da XP, foi advogado da Costa Advogados Associados de 2001 a 2007. O Sr. Amaral é bacharel em Direito pela PUC Rio de Janeiro e possui LLM em Direito Empresarial pelo Grupo IBMEC.

Fabrício Almeida Diretor e Membro do Conselho

Fabrício Cunha de Almeida é membro do conselho de administração e diretor jurídico da XP Inc desde novembro de 2019. O Sr. Almeida ingressou no grupo XP em 2011. Antes de ingressar na companhia, foi advogado na Barbosa, Müssnich & Aragão de 2005 a 2011. Sr. Almeida é bacharel em direito pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e pós-graduado em direito societário e mercado de capitais pela FGV.

Guilherme Sant’Anna Diretor e Membro do Conselho

Guilherme Sant’Anna Monteiro da Silva é membro do conselho de administração da XP Inc, cargo que ocupa desde novembro de 2019. O Sr. Monteiro é também diretor executivo da XP desde 2018. Antes de ingressar na XP, ele trabalhou na Falconi Consulting de 2005 a 2018. O Sr. Monteiro é formado em administração de empresas pela Universidade Federal de Viçosa e possui MBA em finanças corporativas pela Universidade de São Paulo.

Martin Escobari Membro do Conselho

Martin Emiliano Escobari Lifchitz é membro do conselho de administração da XP Inc, cargo que ocupa desde novembro de 2019. Desde 2012 na General Atlantic, ele é membro de seu conselho de administração, presidente do comitê de investimentos e Head de negócios para América Latina. O Sr. Escobari é membro do conselho de administração da XP Inc., Empreendimentos Pague Menos SA, Laboratorios Sanfer, S.A.P.I. de C.V., Grupo Axo, S.A.P.I. de C.V., e já foi membro do conselho de administração da Ourofino Saúde Animal Participações S.A., Sura Asset Management, Smiles S.A., Aceco TI Participações S.A., Grupo Linx e Decolar.com, Inc. O Sr. Escobari foi co-fundador da submarino.com e diretor financeiro da companhia de 1999 a 2007. Foi associate na Boston Consulting Group (New York) de 1994 a 1996, diretor de Investimentos na empresa de private equity GP Investimentos de 1998 a 1999, e diretor executivo na Advent International de 2007 a 2011. O Sr. Escobari é bacharel em Economia pela Harvard College (Harvard University) e MBA (George F. Baker Scholar) pela Harvard Business School. Ele faz parte do conselho do Primeira Chance, um programa de bolsas de estudo para alunos talentosos no Brasil, e é ativo com a Endeavor Brasil, onde mentora jovens empreendedores. O Sr. Escobari também é membro do escritório no Brasil da Harvard’s Rockefeller Center for Latin American Studies e membro do conselho do Lincoln Center for the Performing Arts.

 

Membro do Comitê de Remuneração

Geraldo José Carbone Membro do Conselho

Geraldo José Carbone é membro do conselho de administração da XP Inc, cargo que ocupa desde novembro de 2019. Atualmente, atua como membro do comitê de remuneração do Itaú Unibanco Holding S.A. O Sr. Carbone é consultor de governança corporativa para a Aché Laboratórios Farmacêuticos e atua como membro do comitê executivo da Aché Laboratórios Farmacêuticos e Copersucar S.A. O Sr. Carbone foi presidente do BankBoston no Brasil de 1997 a 2006 e vice-presidente executivo no Itaú Unibanco S.A. de 2008 a 2011. Também foi diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) de 2001 a 2006 e presidente da ABBI—Associação Brasileira de Bancos Internacionais de 2000 a 2004. O Sr. Carbone é também ativamente envolvido com atividades culturais, e é diretor executivo do MASP — Museu de Arte de São Paulo, e presidente do MAM— Museu de Arte Moderna, entre outros. O Sr. Carbone é bacharel em economia pela Universidade de São Paulo.

Cristiana Pereira Membro Independente do Conselho

Cristiana Pereira é membro do conselho de administração da XP Inc, cargo que ocupa desde junho de 2022. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de capitais, a Sra Pereira é sócia fundadora da ACE Governance, consultoria especializada em governança e mercado de capitais. Atua também como conselheira e membro do comitê de remuneração da Maestro Locadora de Veículos S.A., conselheira do CESAR – Instituto de Inovação do Recife e da ARCO ILP S.A., além de atuar como coordenadora do comitê de auditoria da CERC S.A. A Sra Pereira já atuou como conselheira fiscal do Bradesco S.A. e foi diretora da B3, participando de diversos projetos importantes, como a criação do Novo Mercado e o desenvolvimento do voto a distância para assembleias de companhias abertas. Participou do programa de Educação Executiva da Wharton School, do curso de Conselheiro de Administração do IBGC e do Advanced Boardroom for Women – ABP-W da Saint Paul Escola de Negócios. É associada, instrutora e voluntária do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa IBGC, possui MBA pela Harvard Business School e Mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, com uma extensão pela Università Bocconi. A Sra Pereira é economista formada pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

 

Presidente do Comitê de Auditoria

Luiz Felipe Calabró Membro Independente do Conselho

Luiz Felipe Calabró é membro do conselho de administração da XP Inc, cargo que ocupa desde agosto de 2020. O Sr. Calabró é advogado com mais de 20 anos de experiência com mercado de capitais, atividades de auto regulação em ações, bolsa de derivativos e commodities, direito comercial, compliance, regulação de mercado de capitais e instituições financeiras, regulação de fundos de investimento e gestão de ativos, direito do consumidor, contratos, contencioso civil e leis corporativas. Após trabalhar em várias firmas de advocacia, o Sr. Calabró trabalhou por 12 anos na BSM Supervisão de Mercados na B3 (2007-2020) e é atualmente consultor jurídico da Levy & Salomão Advogados. Possui bacharel, pós-graduação e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) e PhD em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Membro Independente do Comitê de Auditoria

Guy Almeida Andrade Membro Independente do Conselho

Guy Almeida Andrade é membro do conselho de administração da XP Inc, cargo que ocupa desde maio de 2021. Conta com mais de quarenta anos de experiência em auditoria, contabilidade, controles internos, valuation e questões tributárias. O Sr. Andrade é membro do conselho de diversas empresas públicas e privadas, além de órgãos de gestão e governança no Brasil e no exterior. É bacharel em contabilidade e administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, respectivamente.

 

Membro Independente do Comitê de Auditoria